N_RESTAUROS

Igreja de Nossa Senhora da Orada

Projetos em destaque
30 de Outubro, 2022

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA

Esta Igreja foi fundada em 1378 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, tendo sido edificada no local onde terá orado antes de partir para a Batalha dos Atoleiros. Modificações e adições realizadas no século XVIII terão alterado a estrutura primitiva gótica, do qual apenas restará o subcoro.

A fachada principal é de pano único, centrado pelo portal emoldurado e sobreposto por dois janelões. A empena é triangular e rematada por cruz ao centro e nos ângulos por coruchéus no coroamento dos cunhais. A fachada lateral direita é caracterizada por três arcos cegos de volta perfeita assentes em pilares de alvenaria.

A Igreja possui planta em cruz latina, de nave única, com abóbada de canhão e o uso de abóbada de cruzaria sob o coro-alto. As paredes da nave e do arco de cruzaria são revestidas por azulejos em azul e branco, dispostos em três registos alusivos à vida do Condestável e de Nossa Senhora. Os rodapés, de execução posterior, ilustram dísticos marianos, anjos e animais fantásticos. O teto e as restantes paredes possuem pintura mural atribuída ao século XVIII, com marmoreados e elementos arquitetónicos fingidos. O púlpito, bem como vários elementos em pedra, como as pias batismais e vãos de portas são em mármore de Estremoz. O arco triunfal é totalmente pintado com elementos arquitetónicos fingidos e possui dois pequenos altares sobrepostos por nichos onde se inserem as imagens de Cristo Crucificado rodeado por relicários (Evangelho) e de Nossa Senhora (Epístola). A Capela-mor também possui abóbada de canhão revestida a pintura mural no teto e paredes. O retábulo-mor é em talha dourada, com nicho em arco de volta perfeita, ladeado por colunas torsas e pilastras, decorados por folhas de videira e de acanto, prolongando-se em arquivoltas. O nicho central possui o intradorso revestido com painéis entalhados e policromados. Aí está colocado um oratório com a imagem de N. Sr.ª da Orada sobre um trono ladeado por dois anjos. Sobre o soto banco, assenta o sacrário.

Informação reproduzida e com adenda da entrada individual do SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico [Autora: Rosário Gordalina, 1992] Igreja de Nossa Senhora da Orada. IPA.00001851 [disponível em www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1851 – consulta a 12/10/2022].

Projeto Igreja de Nossa Senhora da Orada
Proteção Monumento de Interesse Público
Localização Sousel
Ano 2022
Serviço(s) Talha, Pedra, Pintura Mural, Azulejo e Mobiliário
Estado Em curso
O conteúdo de N_RESTAUROS está protegido.