Igreja Matriz de Santa Marinha do Zêzere
NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA
Data do século XVI as referências a esta Igreja, como pertencendo ao Mosteiro de Travanca, sendo doada ao Colégio de Coimbra em 1549. Só no século seguinte o edifício é reconstruído para a uma configuração aproximada da atual, datando do século XVIII a maioria das encomendas e execução do património integrado e móvel. Do século XIX datam a reforma da torre sineira e relógio da torre; a feitura do retábulo-mor e a provável execução do retábulo lateral de Cristo. Finalmente, no século XX, é encetada a reforma da capela-mor e edifícios anexos.
A Igreja possui planta composta por nave, capela-mor, anexos e torre sineira no lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço de caixotões. A fachada principal remata em empena e com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal retilíneo, encimado por duas ordens de nichos, e por duas ordens de janelas retilíneas. As restantes fachadas caracterizam-se por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola e rematadas em frisos e cornijas, a lateral direita com porta travessa de verga reta. Interior com coro-alto, batistério na base da torre, órgão e púlpito no lado do Evangelho. Tem três capelas laterais, uma delas profunda e com retábulo de talha do estilo barroco nacional, sendo as demais do barroco joanino e tardo-barroca. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos colaterais de talha tardo-barroca. Retábulo-mor de talha neoclássica, de planta côncava e um eixo.
Quanto aos bens em intervenção: o órgão de tubos com grande tribuna e acesso por porta de verga reta, com moldura de marmoreados fingidos, a que se sucede púlpito quadrangular, com bacia em cantaria assente em modilhão, tudo pintado de marmoreados fingidos, com guarda em talha dourada vazada por elementos fitomórficos; a antiga Capela das Almas (Evangelho), profunda e de feitura seiscentista, mas cujo retábulo poderá datar do início do XVIII, do estilo barroco nacional; o exuberante retábulo das Santas Mães (Epístola), de talha pintada joanina, de meados do séc. XVIII; os caixotões pintados da nave, datado de 1750, com a representação de cenas marianas e da capela-mor, de execução mais recente; a capela retabular dedicada a Cristo Salvador do Mundo e uma capela profunda dedicada a Nossa Senhora de Fátima, com acesso por arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas de fustes almofadados e revestida exteriormente a talha pintada de marmoreados fingidos azuis e vermelhos e dourada, formando friso, festões, palmas e rematando em espaldar de perfil curvo contendo nicho com a imagem de São Francisco, ladeado por drapeados sustentados por anjos; capelas do Arco triunfal dedicadas a Santa Marinha (Evangelho) e a Nossa Senhora do Rosário (Epístola); retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas e duas pilastras coríntias, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, os superiores almofadados e decorados por festões. Ao centro, tribuna de volta perfeita e moldura fitomórfica, encimado por seguintes de acantos. A estrutura remata em cornija semicircular, encimado por cartela recortada contendo a pomba do Espírito Santo e com aduela saliente em forma de consola e decorada por acantos, que irrompe pela estrutura da tribuna. Altar paralelepipédico, encimado por sacrário. A estrutura está envolvida por estrutura em madeira pintada de branco, onde se integram dois nichos de talha pintada e dourada, assentes e encimados por cornijas, as inferiores assentes em consolas, contendo imaginária e tendo, na base, portas de volta perfeita, de acesso à tribuna.
Informação reproduzida e com adenda da entrada individual do SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico [Autora: Paula Figueiredo, 2013] Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere / Igreja de Santa Marinha. IPA.00009055 [disponível em www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9055 – consulta a 12/10/2022].
Projeto | Sé de Viseu |
Proteção | Monumento de Interesse Público |
Localização | Viseu |
Ano | 2022 |
Serviço(s) | Escultura, Talha, Pedra, Pintura mural e Caixa de Órgão de Tubos |
Estado | Em curso |