N_RESTAUROS

EMPRESA

Quem
somos

A N-Restauros, Conservação e Restauro, Lda. é uma empresa com vasta experiência reconhecida no mercado, fundada em maio de 2011, e resulta na comunhão de um olhar sobre o património cultural dos seus sócios fundadores, conservadores-restauradores, Eunice Guedes e Nelson Neves.

A nossa missão é a salvaguarda do património cultural nacional e internacional e a conservação e restauro a nossa maior área de atuação. Acreditamos que não há salvaguarda do património se não interviermos sobre ele em todas as suas valências, com a plena consciência das singularidades culturais, artísticas ou funcionais que cada bem acarreta e as soluções técnicas nas metodologias de intervenção que cada bem necessita. Nas nossas mãos, não está só a responsabilidade da preservação do património, está a preservação da memória coletiva de um povo, da nossa história e da nossa identidade.

“Somos a memória que temos,
sem memória não saberíamos quem somos.”

José Saramago

Clientes

A N-Restauros, Conservação e Restauro, Lda. tem como principais clientes:

  • Direção-Geral do Património Cultural (DGPC),
  • Direções Regionais de Cultura (DRC),
  • Municípios,
  • Empresas públicas,
  • Paróquias, Comissões Fabriqueiras,
  • Museus,
  • Santas Casas da Misericórdia,
  • Dioceses,
  • Fundações,
  • Empresas de construção,
  • Clientes particulares.
EMPRESA

Modus
operandi

Na N-Restauros, em paralelo com as boas práticas de conservação e restauro e o cumprimento da legislação aplicável ao sector, é fundamental a estrutura organizativa de gestão e coordenação da equipa e da logística associada a cada intervenção, assim como a criação de protocolos de uniformização de metodologias de trabalho, da segurança e higiene no trabalho, da gestão ambiental de resíduos e nas normas ambientais sustentáveis aplicáveis ao restauro.

Desta forma, implementámos o SIG – Sistema Integrado de Gestão, e estamos a concluir o processo de certificação de qualidade, que permitirá uma maior transparência, rigor e qualidade e nos diferenciará positivamente da maioria das empresas de conservação e restauro em Portugal. Permitir-nos-á também uma maior flexibilidade na relação custo vs. qualidade, sem prejuízo para o património artístico cultural que intervencionamos, otimizando assim o melhor dos dois mundos: a necessidade de preservação do património cultural com a melhor capacidade técnica e financeira de quem presta este serviço.

EMPRESA

Áreas de
atuação

Integram a empresa profissionais com vasta experiência e mérito nas diferentes áreas de especialização que podem ser necessárias para o bom desenvolvimento e resultado de uma intervenção de conservação e restauro. Conservadores-restauradores, cientistas nas áreas de ciências aplicadas ao estudo e conservação do Património Cultural, arquitetos, fotógrafos, entalhadores, carpinteiros, marceneiros, engenheiros, consultores, historiadores de arte e arqueólogos constituem as equipas multidisciplinares permanentes, que permitem o estudo, a valorização e as intervenções realizadas tanto em atelier como in situ.

Desenvolvemos a nossa atividade na área da conservação preventiva e no controlo de pragas e desinfestações e na conservação e restauro de materiais orgânicos, nomeadamente, escultura, pintura, talha dourada, mobiliário e documentos gráficos; e de materiais inorgânicos, nomeadamente, pedra, azulejo, pintura mural, e estuques decorativos.

A N-Restauros, Conservação e Restauro, Lda. integra ainda projetos multidisciplinares de estudo e projeto, levantamentos cartográficos e fotogramétricos, fiscalização, apoio técnico e acompanhamento de intervenções sobre o património cultural imóvel, móvel e integrado.

EMPRESA

Missão
e Visão

A N-Restauros, Conservação e Restauro, Lda. tem como missão a salvaguarda do património cultural, móvel e imóvel, nacional e internacional, garantindo o respeito do seu significado cultural, histórico, estético e artístico, para que seja usufruído pelas próximas gerações, perpetuando-se assim a memória física e, consequentemente, o reforço inequívoco da nossa identidade e da nossa história.

No cumprimento da nossa missão, a empresa atua com base nas diretrizes deontológicas da profissão definidas para os conservadores-restauradores pela European Confederation of Conservator-Restorers’ Organisations (E.C.C.O), pelo International Council of Museums – Conservation Committee (ICOM-CC) e pelo European Network for Conservation-Restoration Education (ENCORE), e rege-se pela legislação e acordos nacionais e europeus vigentes aplicáveis aos bens culturais.

A nossa visão assenta no propósito de ser uma empresa Portuguesa de referência no setor da conservação e restauro com responsabilidade na preservação do património cultural. Apresentamos serviços e soluções técnicas com recurso a estratégias e metodologias de intervenção apropriadas ao contexto cultural, arquitetónico, artístico ou funcional de cada bem a intervir, contribuindo, para além da conservação e restauro, para uma melhor perceção e compreensão do património através da sua equipa multidisciplinar.

Pretendemos expandir as nossas parcerias; desenvolver programas, projetos e pesquisas na área da conservação e restauro; providenciar aconselhamento e assistência técnica para a preservação do património cultural; envolver-nos em projetos de investigação e desenvolvimento, ou abrir a nossa sede e as nossas obras in situ para outros investigadores da área do património. Queremos, sobretudo, desenvolver as especificidades da conservação e restauro, com a responsabilidade que temos em mãos, de uma forma ética e transparente, pedagógica e a pensar nas gerações futuras, para obtermos, também, o reconhecimento que merecemos na salvaguarda do património, da nossa memória e da nossa história.

EMPRESA

Política de
Qualidade

A Política Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho da N-Restauros assenta em princípios fundamentais para as boas práticas da conservação do património cultural nacional e internacional ao mesmo tempo que procura otimizar um modelo de gestão estruturalmente transparente e íntegro para os seus trabalhadores e para os seus clientes.

A preservação do património artístico cultural é realizada por conservadores-restauradores que, tendo um código deontológico próprio, se guiam pelos princípios de conservação mínima, de autenticidade, reversibilidade, compatibilidade entre materiais e a utilização de técnicas tradicionais, modernamente adotadas, amplamente estudadas, e recomendadas pelas cartas e convenções internacionais e pelas normas portuguesas e europeias em vigor, para que se preserve globalmente a memória e o testemunho físico da nossa história, estabelecendo-se estratégias e metodologias de intervenção apropriados ao contexto cultural, arquitetónico e funcional do bem a intervir.

Todas as intervenções serão registadas e documentadas e eventualmente publicadas e divulgadas sempre que assim for solicitado pela tutela ou por outros detentores de património público ou privado, mediante o estabelecimento de parcerias e a participação em encontros técnicos e científicos, nacionais e internacionais, num contexto pedagógico ou de melhor conhecimento da conservação e restauro e dos bens intervencionados.

Promovemos a formação profissional dos trabalhadores, desenvolvendo as suas competências gerais e específicas, incrementando, assim, a qualidade da equipa e, consequentemente, da empresa. E fomentamos a prevenção de acidentes e segurança no trabalho, minimizando os riscos associados à profissão ao abrigo da legislação em vigor e das boas práticas do setor relativos à segurança e saúde no trabalho e às práticas ambientais.

Atuamos com integridade e transparência, contribuindo, desse modo, para um mercado e uma concorrência justos e leais, transmitindo aos nossos parceiros, sejam clientes ou fornecedores, a confiança de uma estrutura organizada e cumpridora dos compromissos assumidos.

EMPRESA

A nossa
equipa

EMPRESA

As nossas
mascotes

O conteúdo de N_RESTAUROS está protegido.