N_RESTAUROS

Ermida de São Neutel

4 de Dezembro, 2020

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA

É um santuário rural, importante local de romaria popular, constituído pela capela com galilé e construções anexas onde funcionavam originalmente as casas dos romeiros e do ermitão. Originalmente dedicado a Santo Eleutério (que deu origem a S. Neutel, por corruptela popular), foi dedicado a Santa Águeda/ Ágata após o terramoto de 1755. A sua edificação data do séc. XVI e sofreu alteração posterior com a adição da galilé maneirista no séc. XVII. O portal da nave, de moldura simples, foi colocado após 1755. O interior da capela não possui nenhuma fenestração e as abóbadas interiores são de cruzaria de ogivas estribadas em feixes de colunas e em colunas adossadas, com fechos e mísulas esculpidas de carácter vegetalista e heráldico. O interior encontra-se decorado nas coberturas e alçados por notável conjunto de pintura mural de diferentes épocas (XVI-XVIII), evidenciando diferentes artistas e campanhas de execução, e representando cenas da vida de Santa Águeda e de São Neutel, anjos músicos na capela-mor, vários santos (São Cristóvão, Santa Luzia, Santa Catarina de Alexandria, Santo André, Santo Agostinho, São Paulo Eremita, São Brás, São Luís, Santo Amaro, São Bartolomeu, São Paulo, Santa Maria Madalena, São João Baptista, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis), a Virgem com o Menino, a Pietà, a Santíssima Trindade, e a Matança dos Inocentes. A pintura mural foi executada em quatro campanhas distintas, sendo os três primeiros grupos de pintura realizados em datas muito aproximadas, ao longo dos primeiros anos do século XVII, e a última em 1784 (Matança dos Inocentes). Com o terramoto de 1755, o portal da igreja ficou parcialmente destruído, pelo que foi reedificado novamente no ano seguinte.

O retábulo-mor (circa 1570) onde se inserem pinturas de grande qualidade possui linguagem maneirista. O retábulo assenta sobre altar onde se insere um frontal de azulejos polícromos, figurando ao centro a imagem de São Neutel enquadrada por ramagens, ninhos e aves (semelhantes aos existentes na Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia – incluindo o proveniente da antiga capela de S. António). A capela possui algumas imagens de vulto, sendo as da capela-mor de notável qualidade.

Imprensa

Projeto Ermida de São Neutel
Proteção Monumento de Interesse Público, com ZEP definida em Portaria n.º 505/2011 DR, 2ª série, n.º 76 de 18 de Abril de 2011
Localização Alvito, Beja
Ano 2020
Serviço(s) Pintura Mural
Estado Concluído
O conteúdo de N_RESTAUROS está protegido.